top of page

IPVA 2022: Dicas para o pagamento sem complicações

  • Foto do escritor: Abaconta
    Abaconta
  • 27 de dez. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 11 de jan. de 2022

Abaconta

27 de dezembro de 2021


ree

O novo ano está aí e com ele vêm as cobranças tributárias, que geralmente são arrecadadas no primeiro mês do ano. É por isso, que muitos brasileiros estão preocupados com o pagamento das suas contas e já começaram a planejar a quitação do IPVA e o IPTU de 2022, que obtiveram altos índices de reajuste.


Como a maioria dos estados já divulgou o calendário oficial para pagamento do IPVA 2022, o Abaconta reuniu algumas dicas de como organizar suas finanças e não comprometer o seu final de ano.


Por que o IPVA 2022 está mais caro?


O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo estadual obrigatório, cobrado anualmente dos proprietários, para aplicação de melhorias seja em âmbito municipal, estadual ou federal. O não pagamento deste tributo pode acarretar diversos riscos ao proprietário do veículo, desde a cobrança de multas, inclusão do nome do devedor no cadastro de inadimplentes, até mesmo a impossibilidade de renovação de documentos essenciais, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).


O preço do IPVA tem como base o valor de mercado do veículo, definido pela Tabela FIPE, multiplicado pelo valor da alíquota do estado em que o veículo foi emplacado. No entanto, o grande motivador para o aumento do imposto em 2022, é a valorização dos automóveis no ano de 2021, ocasionada pela falta de matéria-prima em meio à pandemia para a produção de novos modelos, gerando um encarecimento de até 30% no valor total do IPVA.


Para conferir as condições de pagamento, alíquotas e outras particularidades do IPVA 2022, o ideal é entrar em contato com o órgão que realiza o recolhimento do imposto no seu estado.


ree

Dicas para o pagamento do IPVA 2022


As despesas de final de ano, unidas aos tributos que estão por vir em 2022, preocupam os brasileiros quanto ao pagamento destas contas. Os presentes de final de ano, IPVA, IPTU e material escolar são as principais despesas realizadas neste período. Por isso, confira as dicas do Abaconta para fechar 2021 com os pagamentos em dia.


1. Planejamento financeiro


O planejamento financeiro é a melhor forma para começar o ano sem inadimplências. Aplicando-o, o indivíduo tem uma melhor visão sobre suas contas a pagar e um maior controle do seu dinheiro. Além disso, ele consegue analisar o seu orçamento para saber o quanto tem disponível para as despesas de final de ano, e avaliar se é interessante realizar o pagamento do IPVA em cota única ou não.


2. Fique atento as isenções

Alguns proprietários não precisarão se preocupar com o pagamento do IPVA em 2022, tendo em vista que dependendo do ano de fabricação do seu veículo, ele ficará isento do tributo. Basta buscar a data de fabricação no CRV ou CRLV do seu veículo e verificar o tempo de validade considerado no seu estado.


O mesmo acontece em casos de PCD – Pessoas com Deficiências, estes entrarão na lista de isenção total do IPVA e podem solicitar o benefício por meio da CNH especial e um laudo médico que pode ser obtido junto ao Detran.


Existem ainda outras condições de saúde que também compõem a lista para a isenção do tributo. Para conferir ao certo essas condições, o mais indicado é entrar em contato com o Detran do seu Estado.


3. Considere todas as formas de pagamento


Uma ótima vantagem oferecida pelos estados é a opção de escolha na forma de pagamento do IPVA. Alguns estados oferecem descontos para pagamentos antecipados do tributo, outros oferecerem descontos para pagamentos em cota única, além disso, há opção de parcelamento para àqueles que preferem.


Com a alta do IPVA, dependendo da porcentagem de desconto oferecida pelo estado, não vale a pena realizar o pagamento em cota única, neste caso os proprietários devem optar pelo parcelamento, tendo em vista a alta de até 30% no valor do imposto conforme o veículo.

Em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, está sendo ofertado um desconto de 10% para pagamento antecipado. Ainda, àqueles proprietários que também tiverem descontos por Bom Motorista e Bom Cidadão, o desconto acumulado pode chegar a até aproximadamente 35% no valor total do IPVA. Em casos semelhantes, vale o esforço para realizar o pagamento antecipado, considerando ser a opção mais benéfica ao cidadão, nem que para isso ele precise reservar uma quantia do seu 13º Salário.




Comentários


CNPJ: 32.078.334/0001-34

Rua do Acampamento, 457, Sala 314, Centro

Santa Maria – RS, Brasil | CEP: 97050-003

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

©2021 por Abaconta Sistema de Gestão Empresarial

bottom of page