Como ganhar tempo e produtividade na sua empresa?
- Abaconta

- 24 de fev. de 2022
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Abaconta
24 de fevereiro de 2022.

No ambiente de trabalho, o tempo parece passar rápido demais, e para dar conta de todos os projetos, atividades, reuniões e eventos, é necessário que se tenha uma ótima gestão do tempo e produtividade. Quando se gerencia melhor o tempo, consequentemente, a produtividade aumenta, gerando benefícios não só pessoais, como também nos resultados da empresa.
Adotar técnicas de gestão do tempo não significa produzir o máximo de atividades que você consegue em um dia. Trata-se de otimizar a forma de trabalho, executando tarefas de acordo com a sua prioridade, para poder dedicar mais tempo àquelas mais complexas. Pensando nisso, a Abaconta reuniu algumas dicas para te ajudar a conquistar mais tempo e produtividade no dia a dia do seu negócio.
1. Planeje a sua semana
O primeiro passo para adquirir mais tempo e produtividade no trabalho é o planejamento.
Separe alguns minutos do seu domingo ou segunda para listar as atividades da semana, atribua prazos à essas atividades e as divida durante os dias da semana e turnos. Se preferir, utilize também cores e símbolos para ajudar na organização dessas tarefas, seja em uma agenda ou planilha de Excel.
2. Priorize as tarefas
Ao listar as tarefas a serem realizadas, não deixe de classificá-las por ordem de prioridade. Uma dica é separá-las em três grupos: urgentes, aquelas com curto prazo de entrega; importantes, aquelas que demandam tempo para serem executadas; e circunstâncias, tarefas que demandam pouco tempo, mas possuem prazos de entregas maiores.
3. Defina metas e prazos
Definir metas e prazos é a garantia de que a sua motivação estará sempre em alta, ambos contribuem com o foco e, quando atingidos, promovem a sensação de dever cumprido. Estabeleça metas alcançáveis e reais, você pode utilizar o conceito SMART para auxiliar nisso: (S) eSpecífico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Relevante e (T) Temporal.
Os prazos também precisam ter uma projeção realista, de preferência com alguma margem de segurança, principalmente, para àquelas atividades que nunca foram executadas antes. Para as atividades rotineiras é mais fácil projetar, você pode cronometrar para ter uma ideia da duração da tarefa, para então poder se programar.
4. Delegue tarefas
A dificuldade em delegar tarefas é algo corriqueiro entre os gestores, muitos preferem cuidar pessoalmente de cada etapa dos processos. No entanto, você precisa mentalizar que "abraçar o mundo não é a solução", comece a distribuir responsabilidades quando necessário. Assim, ganhará tempo para focar em outras atividades importantes para o negócio.
5. Utilize um sistema de gestão
Adotar um sistema de gestão no seu dia a dia pode ajudar demais no aumento da produtividade e ganho de tempo. O Abaconta é um sistema de gestão que controla todo o fluxo financeiro do seu negócio, cadastra clientes, fornecedores, produtos e serviços, controla suas vendas, emite notas fiscais e boletos, tudo de forma integrada e rápida, em uma única solução.
Ao utilizar um sistema de gestão, você automatiza boa parte da sua rotina, economizando tempo para resolver o que realmente importa para o seu negócio. Além disso, com as facilidades que o sistema proporciona, você e a sua equipe tornam o dia/mês/ano muito mais produtivo. Quer saber mais sobre o Abaconta Sistema de Gestão? Clique e conheça já!
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