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10 formas de aumentar as vendas em 2022.

  • Foto do escritor: Abaconta
    Abaconta
  • 17 de fev. de 2022
  • 4 min de leitura

Abaconta

17 de fevereiro de 2022.

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Não é novidade para ninguém que, principalmente em tempos difíceis, é preciso reinventar-se para garantir a sustentabilidade da sua empresa no mercado. Independente do modelo de negócio e do setor em que atua, é indispensável usar estratégias que permitam alavancar as vendas e/ou a contratação de serviços.


Entretanto, muitas empresas esquecem que existem passos básicos que podem ser revisados e aprimorados a qualquer momento, para tornar a venda ainda mais descomplicada. Por isso, a Abaconta reuniu algumas dicas para que você comece hoje em uma jornada de maior sucesso para a sua empresa.


1. Observe e estude a concorrência


Uma análise dos concorrentes pode parecer uma estratégia muito invasiva, mas é uma ótima forma de compreender a atuação do seu concorrente no mercado para poder criar estratégias mais competitivas. Conhecer os tipos de vendas que realizam, seus preços e promoções, formas de pagamento, atendimento ao cliente e outras informações como essas, ajudam a identificar as necessidades e o comportamento de seu público.


2. Revise processos internos


Para qualquer estratégia de vendas de sucesso, o foco nos processos internos é algo essencial. A empresa precisa estar bem alinhada internamente para que tenha excelência na conquista de clientes. Sendo assim, começar revisando todas as etapas do processo de venda é o melhor caminho, revisar desde o primeiro contato do cliente até a efetivação da venda, buscando identificar pontos de melhoria neste caminho.


3. Aproxime-se do seu cliente


Com o avanço tecnológico, os canais de comunicação e venda se multiplicaram e exigem que as organizações ampliem suas plataformas de atendimento. Nesse sentido, é importante identificar quais são os canais onde os seus consumidores estão mais presentes, e é lá que a sua empresa também precisa estar.


Aproxime-se do seu cliente em todos os sentidos. Investir em um relacionamento estreito com ele é a chave para o sucesso, busque conhecer seu comportamento, seus hábitos de consumo, suas principais dores, e a partir disso, aproxime-se mais dele, demonstre vontade em ajudá-lo, não só em vender a ele.


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4. Ofereça diferentes meios de pagamento


Um fator decisivo para o cliente no momento da compra, são as formas de pagamento oferecidas pela empresa. Aumentar as opções do cliente é sempre uma boa alternativa para alavancar as vendas, já que influencia diretamente na decisão de compra. No Brasil, os meios de pagamento preferidos dos consumidores são o cartão de crédito e boletos, porém o pix também vem ganhando preferência no mercado. Por isso, escute com atenção as necessidades de seus clientes e facilite a decisão de compra dele.


5. Explore o meio digital e seus canais


Explorar o meio digital já não é mais uma opção, é uma obrigação das empresas. Segundo uma pesquisa global realizada em 2021, pelo menos 88% dos brasileiros compram online atualmente, isso significa que se a sua empresa ainda não está no digital, ela está perdendo dinheiro.


Os canais de marketing digital são vários, como sites, blogs, e-mail marketing, redes sociais, busca orgânica, mídia paga, entre outros. São mil e uma possibilidades de estratégias digitais, basta iniciar uma presença digital para entender quais são os melhores canais para o seu tipo de negócio e em quais deles seus clientes mais marcam presença.


Para você que não sabe por onde iniciar, primeiramente crie uma conta no Google Meu Negócio, sua empresa precisa ser encontrada no Google quando pesquisada. A presença online é referência para muitos consumidores antes de ir até a sua empresa conhecê-la, então não abra mão de criar uma conta nas redes sociais e manter um contato frequente por lá.


6. Atente-se à sazonalidade e datas comemorativas


Atenção à sazonalidade! Muitas vezes as vendas são impactadas por fatores sazonais, ou seja, variam conforme os períodos do ano. A melhor forma é encontrar padrões nessa sazonalidade, entendendo em quais meses se tem mais e menos vendas, para então poder planejar o estoque, fluxo de caixa e os investimentos de marketing para os melhores períodos do ano.


Uma outra oportunidade para aumentar as vendas são as datas comemorativas, algumas já

são bem conhecidas e esperadas pelos brasileiros como a Black Friday e o Natal. Porém, não deixe de aproveitar aquelas datas que mais correspondem ao seu perfil de negócio, planeje campanhas, promoções, novidades, deixe a sua criatividade aflorar.


7. Faça parceria com outras empresas


Firmar parcerias é uma ótima oportunidade para conquistar mais vendas, já que os clientes de outras empresas passam a conhecer a sua também. Por isso, busque por empresas no seu ramo de atuação ou que atuem com produtos complementares ao seu. Essas parcerias podem ocorrer no meio digital, através de divulgações, vídeos, lives e até newsletters conjuntas, ou então com estratégias mais avançadas como a oferta de descontos e benefícios especiais para quem já compra do seu parceiro.


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8. Crie ações para instigar antigos clientes


Você sabia que é muito mais fácil resgatar um cliente antigo do que conquistar um novo? Aquele cliente que comprava na sua empresa há um tempo e depois sumiu, ainda pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio vender mais. Crie ações para estes clientes, pense em um e-mail marketing personalizado com ofertas especiais ou descontos. Além de relembrar a marca, esta ação pode ser o motivo que faltava para aquele cliente voltar a frequentar a sua empresa.


9. Peça indicações para clientes atuais


Os consumidores acreditam e confiam muito nas indicações de amigos ou familiares. Por isso, se você tiver condições de oferecer um bom serviço e um atendimento diferenciado, pode conversar com os clientes com clareza e, simplesmente, pedir uma indicação. Na maioria dos casos, é comum que, em troca de indicações, as empresas ofereçam benefícios diversos aos seus clientes, como descontos e bonificações.



10. Ofereça avaliação gratuita sem compromisso


Geralmente, os consumidores relutam em comprar um produto ou serviço de forma online, pois não confiam nas marcas. Dependendo do seu segmento de atuação, oferecer uma avaliação gratuita por um período ou uma demonstração gratuita, pode ser uma ótima estratégia para melhorar as vendas.






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