As tendências de mercado para 2022
- Abaconta

- 28 de dez. de 2021
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Atualizado: 4 de fev. de 2022
Abaconta
28 de dezembro de 2021

Os últimos dois anos foram atípicos, marcados pelas intensas transformações motivadas pela pandemia do corona vírus, que ainda afeta o mundo todo. Os seus impactos mudaram a forma como as pessoas vivem, trabalham e consomem.
No mundo dos negócios as mudanças foram, principalmente, a forte inserção do trabalho remoto, a maior aderência das pessoas por compras online e e-commerce e o resgate da responsabilidade social nas empresas. No entanto, algumas destas tendências vieram para ficar, enquanto outras estão prometidas para o ano de 2022.
Pensando nessa reinvenção do mercado, o Abaconta reuniu as principais alternativas e tendências para 2022, baseadas em informações completas do Guia de Tendências 2022/23 do Sebrae e do Guia Salarial 2022, lançados recentemente.
1. O home office e o trabalho híbrido não serão só benefícios extras
A tecnologia já proporciona há algum tempo a possibilidade de atuar em home office, realizando tarefas, reuniões e até mesmo treinamentos online. O que não se esperava é que o trabalho remoto tornaria-se uma necessidade em tempos de pandemia e que as empresas contemplariam tanto as vantagens do formato remoto e do formato híbrido, que hoje muitas delas não voltariam ao formato tradicional.
O home office e o trabalho híbrido são tendências a serem mantidas no ano de 2022, porém de forma aprimorada para garantir produtividade e a redução dos custos operacionais das empresas. Ainda assim, esses formatos são vistos por muitos como um benefício oferecido, já em 2022 a tendência é que eles sejam democratizados e deixem de ser apenas um benefício para ser um formato natural das empresas de todo o mundo, podendo até provocar a extinção de alguns negócios tradicionais.
2. As lojas virtuais e o e-commerce vieram pra ficar
O e-commerce ou loja virtual nada mais é do que uma plataforma online a qual permite a venda de produtos e serviços na internet. A aderência dos consumidores a plataforma era baixa, principalmente pela insegurança em compras online, mas a pandemia do Covid-19 veio a dar um empurrãozinho para as vendas online, que cresceram muito nesse período.
Para 2022, a mudança é obrigatória se você quer aumentar as suas vendas. Disponibilizar o seu negócio de forma online só tem a agregar, além de trazer inúmeras vantagens. Veja bem, digitalizar o seu negócio não quer dizer que você precisa fechar o estabelecimento físico e migrar totalmente para o digital, significa que precisa estender as possibilidades de venda, podendo manter sua loja física, mas marcando presença online.
3. Segurança e proteção de dados não é mais opção
Em 2021, presenciamos o número de tentativas de ataques cibernéticos subir drasticamente, um grande número de cibercriminosos tentando aproveitar a fragilidade de um mercado que ainda se recupera da pandemia. Em contrapartida, este cenário acabou obrigando muitas organizações a investir em equipamentos de segurança, assim como em programas de conscientização e treinamentos voltados a segurança cibernética, com o intuito de evitar a ocorrência de invasões e violação de dados.
A proteção de dados é um tema tão importante que virou lei, a Lei 13.709/18 – Lei Geral de Proteção de Dados que foi sancionada em 2018, entrou em vigor em 2020, mas apenas em agosto deste ano começaram a valer suas sanções administrativas. Diante disso, a expectativa para 2022 é que as medidas de segurança de informação das empresas aumentem ainda mais, a fim de evitar danos irreparáveis às empresas e às pessoas.
4. Dificuldade na contratação e as empresas educadoras
A dificuldade para encontrar profissionais qualificados é um assunto bastante discutido atualmente, entre os principais motivos para a preocupação dos gestores com relação à retenção dos profissionais, estão: a abordagem da concorrência na retomada, o aumento da pressão no trabalho, a insatisfação dos profissionais com os próprios salários e o descontentamento dessas pessoas com a cultura corporativa.
Uma estratégia já utilizada por algumas empresas, que será uma grande tendência para o ano de 2022 são as empresas educadoras. Ao invés das organizações esperarem por candidatos que atendam a todas as competências, muitas empresas estão preferindo criar programas para conduzir esses conhecimentos. Algumas realizam internamente, outras estão externalizando os conhecimentos à população.








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